quarta-feira, junho 06, 2012

INFORMAÇÃO DO PROJECTO DOMINIUM

Caros membros do Fórum Dominium, parceiros, simpatizantes e amigos do Projecto Dominium...

O Fórum foi aberto a 12 Maio de 2006, quase um ano depois do conceito do Projecto Dominium já ter ganho forma e se ter começado a materalizar.

Rezava assim o discurso de abertura e de intenções - cumpridas!

"Citação:
do Lat. forum
s. m., foro; reunião ou local de reunião sobre tema específico ou para debate público; seminário; congresso; encontro.

"Desta definição facilmente se conclui que um Fórum é um local de reunião, uma assembleia, um ponto de discussão, em que todos têm o direito de opinar, bem ou mal, e em que todos são iguais.

Ao contrário do que muitos pensam, um Fórum online não é um local em que pessoas desfilam a sua cultura e conhecimentos ou engrandecem a sua “persona” pública, é para isso que existem os sites pessoais, os blogs, etc.

Não é, também, uma tertúlia de amigos à volta de uma mesa de café, em que certo tipo de comportamentos e brincadeiras estão contextualizados e são por isso mesmo, aceites.

Um Fórum virtual sofre ainda o efeito de tudo o que é exactamente isso... virtual, ou seja, como nos é permitido fazer passar uma mensagem sem que para isso tenhamos de dar a cara, ou olhar nos olhos dos nossos interlocutores, cria-se a falsa ilusão de que se pode dizer e fazer praticamente tudo o que se quer sem qualquer género de consequências para a pessoa que o faz.

Quando o grupo de pessoas que integra o Projecto Dominium resolveu abrir este Fórum, fê-lo no intuito de criar um espaço diferente de outros que já existem neste cantinho da Internet em que se escreve na língua de Camões e que se vão arrastando, porque cairam em jogos de polémica fácil e da “pessoalização” dos seus Moderadores ou dos seu users.

A ideia era e ainda é, a de criar uma “ágora” em que várias comunidades e indivíduos com interesses comuns se pudessem vir expressar de uma forma livre e encontrar os seus pares, e em que os princípios básicos do respeito pessoal, da elevação de comportamento e da lisura de tratamento mútuo pudessem florescer.

Nunca foi nosso objectivo criar aqui um “ponto de informação”, embora também não enjeitemos essa vertente, mas para esse fim preferimos utilizar o site http://www.dominiumonline.com/  até porque aí não há necessidade de registos e a informação fica verdadeiramente ao alcance de todos.

Repetidamente pedimos a colaboração dos utilizadores para cumprir tal objectivo, mas até agora a resposta foi nula. Talvez porque, arriscamos dizer, o acto de produzir conteúdos para um site não produz o efeito imediato da “palmadinha” nas costas que ainda que virtual faz sempre muito bem ao ego.

Entristece-nos por fim ver que muito do trabalho que aqui é feito acaba muitas vezes por se perder em questões, para nós menores, de discussão de decisões de Moderação ou Administração que muitas vezes os utilizadores nem sequer podem compreender pois na maior parte dos casos não dispõem da completa informação.

A nossa interpretação da Administração de um Fórum é que esta deve ser o mais transparente possível - por transparentes entendemos que não deve ser notada pelos utilizadores, mas para que isso aconteça os utilizadores têm de cumprir as regras e portar-se à altura da situação.

Ainda está para acontecer uma situação que quando comunicado à Administração, por mensagem privada, não seja resolvida de forma expedita, sem confusões públicas e definitivamente.

É claro que este género de actuação tem os seus custos, porque na maior parte das vezes os utilizadores nem sequer chegam a notar que algo mudou, mas para quem se dá ao trabalho de enfrentar tanta coisa para levar a globalidade do Projecto Dominium a bom porto esse até é um custo baixo.

Muito obrigado a todos os que aqui postam, fiquem bem e bom Fórum."
 
Ressalva importante: "A ideia era e ainda é, a de criar uma “ágora” em que várias comunidades e indivíduos com interesses comuns se pudessem vir expressar de uma forma livre e encontrar os seus pares, e em que os princípios básicos do respeito pessoal, da elevação de comportamento e da lisura de tratamento mútuo pudessem florescer."

Muitos encontraram através das inúmeras iniciativas do Projecto Dominium os seus pares, muitos e todos nós aprendemos mais e, acima de tudo, o terminar da auto-discriminação de BDSMers amedrontados que sairam do armário e passaram a querer fazer e não apenas ver!

Era esse o intuito e foi amplamente conseguido.

Não só devido ao Projecto Dominium, mas também, provou-se que há uma Comunidade (imperfeita, como todas) e que geradas as condições, emergeria de um limbo de aparente indiferença.

Para tal, no que nos toca, foram precisos anos de empenho, desgaste, sacrifícios e muito "amor à camisola" das várias equipas e amigos que estiveram presentes... A todos um enorme OBRIGADO!

Mas as vedetas foram sempre os membros e os participantes em eventos maiores ou menores, numa época em que nada acontecia (além das Gathering Parties e pontuais iniciativas do DomSádico)

Donde, tudo mudou e atingiu um ponto de não retorno e a Comunidade (palavra maldita até entao) ganhou o seu lugar e estatuto, como se prova - por ex. - no Fetlife, Facebook, ou outros "pontos de encontro".

E de patinhos feios, os BDSMers passaram a ser vaidosos e orgulhosos de o serem.

E está tudo dito!




O objectivo foi cumprido (às vezes melhor, outras pior) e neste momento não faltam iniciativas, grupos e gente ansiosa por mostrar o seu orgulho publicamente - impensável há uma década...

E porque o Projecto Dominium tem a obra cumprida e o desgaste pessoal de quem o levou a bom porto - passa o testemunho aos mais jovens que agora revelam o seu interesse e a sua determinação, acreditando que vai continuar a valer a pena!

Assim, informamos que o Projecto Dominium passa a espectador, lamentando os que ansiavam pelos eventos próximos e sempre estiveram connosco, mas é legítimo que tudo o que começa um dia tem de acabar. Agradecemos a V. compreensão...

Não é um "Adeus" - mas sim "até já", porque nunca se deve dizer nunca...

E bute lá continuar a consolidar a Comunidade, sff...

2 comentários:

sunaas disse...

Deixo uma lágrima de tristeza por ver um projecto tão bonito a ser posto de lado, por outro lado..tenho a certeza de que irão existir idéias semelhantes ou até mesmo melhores..e que pelo menos exista uma continuação ao que foi criado pela Dominium..devo dizer que foi a primeira palava que conheci e que posso associar ao estilo de vida com o qual me identifico tanto hoje em dia ;) CumprimentoS!

Miss Libido disse...

sunaas - não nos chegamos a conhecer pessoalmente e lamento-o...
O Projecto não será posto de lado, mas para já está em stand by até further notice ;)

As pessoas têm vida própria e as coisas mudam e alteram os circulos em redor. Mas nao é um "nunca"... Quem sabe... ;)

Big beijo *
bonda