É possível confiar demais? Isso existe numa situação de entrega? Um submisso/a, Dominador ou Dono pode-se entregar sem alma, sem se dar, sem confiar, só "para a fotografia"?
Num grupo de discussão dum site internacional vi esta pergunta que dá que pensar e coloca a questão da auto-estima como ponto de partida fulcral em qualquer relação interpessoal, muito maior ainda no BDSM. Lado a lado com a Confiança e a Verdade, talvez seja o terceiro vector de uma equação muito complicada mas, simultaneamente, tão fácil de gerir desde que os propósitos e os envolvidos sejam gente matura que sabe o que quer e para onde caminha...
"Qual a importância da estima (alta ou baixa) em uma relação D/s?
Penso que uma pessoa com baixa estima, não está apta a vivenciar relações BDSM, muito menos em busca de soluções ou de esconder suas frustrações. Como ficaria a cabeça de uma pessoa com baixa estima ao ser humilhada constantemente, muitas vezes delas tocando naquilo que a faz não ter amor próprio, sou não psicólogo, mas penso que isso só servirá pra abalar ainda mais a estima dessa pessoa. E isso vale para os dois lados do chicote, ou seja, como uma pessoa poderia dominar alguém se nem por ela mesma tem estima, seria no mínimo preocupante servir uma pessoa assim. Sem contar que uma pessoa sem estima tende sempre a se envolver com pessoas que só lhe farão mal, fará com certeza escolhas erradas, o que só poderá agravar a situação, sem contar todas as estorias que conhecemos de pessoas que acabaram caindo em mãos de pessoas sem caráter e sem escrúpulos. Dominar ou se entregar são situações que requer antes de tudo muita alta estima, são muitas as situações aonde o psicológico será abalado, testado e exposto as mais variadas formas de humilhações, o que requer de quem Domina ou se submete,responsabilidade, equilíbrio, discernimento e bom senso, não vejo como pessoas sem amor próprio possam ter tais qualidades a ponto de vivenciar uma relação tão intensa como uma relaçao SM. Além do mais que dominar alguém sem estima, sem amor próprio, não deve ser nada excitante, o tesão está em dominar pessoas de personalidade forte, com estima, inteligência, equilibradas, que se valorizam como pessoas, que se submetem pelo domínio de quem as possuí e não apenas por não se dar valor como ser humano. Dominar alguém sem estima passa longe de ser um dominio sadomasoquista.
Li este texto e concordo plenamente!! E qual a opinião de vocês?"
belasunny
A quem agradeço a simpatia e a troca de ideias...
Sem comentários:
Enviar um comentário