sexta-feira, novembro 26, 2004

A Homossolidão

“A maioria dos estudiosos de Sociologia concorda que, para as sociedades em geral, a realidade é aquilo que que o senso comum, o consenso, diz que é. Assim, quando alguém ousa pensar ou sentir de forma diferente daquela que a sua sociedade considera “a realidade”, passa a sentir a ansiedade do isolamento, e daí resulta o medo e as suas consequências. Etric Fromm, diz que no âmbito não-biológico, mas psicossocial, não é o medo da morte que constitui a grande sombra, mas sim o medo da loucura.”

In “Solidão Nunca Mais” (2003)
Roberto Bo Goldkorn

2 comentários:

Rui Vieira disse...

Quando Mcluhan desenvolvia a sua teoria dos meios de comunicação, alertava para a criação da aldeia global numa antevisão do que seria o ciber-espaço.
Graças a este canal, os individuos procuram e encontram quem tal como eles também pensa de maneira diferente dos "vulgos" conhecidos do seu bairro, meio escolar ou profissional, organizando-se assim em grupos e construindo a sua própria Aldeia Global.
Já não são mais aberrações sociais, pois têm com quem se identificar... Será que ainda podemos continuar a falar de homossolidão?
Vieira

Anónimo disse...

Na aldeia global só será cidadão quem souber ser em função do seu proprio pensamento.
Ser livre, liberto do medos, da vigilância dos BigBrothers e dos consensos defensivos das instituidas sociedades.
Só não estarás isolada quando não precisares da aceitação do/s outro/s para saberes/sentires o que és.