quarta-feira, maio 15, 2013

Cabaret é o tema!


No mês de Maio, Cabaret é o tema 
do espaço Alternativo & BDSM
 "Vénus / Porto"

"Cabaret: Dá-se conta que os primeiros vestígios de Cabaret aparecem na época da Revolução Francesa e se consolidam ao longo do século XIX, embora seja usual apontar-se que Le Chat Noir (O Gato Negro) tenha sido pioneiro na versão “moderna” do Cabaret.
A França tinha motivos suficientes para apadrinhar esse movimento, que reuniu pessoas de diversas procedências: músicos, pintores, dançarinos, escritores, filósofos, banqueiros, funcionários, jornalistas. A solidão de cada um amalgamava-lhes os espíritos, embalados na fumaça que os transportava ao delírio, único porto a que podiam almejar diante da falta de perspectiva real para as suas vidas vazias de significado.
Le Chat Noir durou pouco mas outros Cabarets apareceram: Le Moulin Rouge, Le Follies Bergère, Le Lido, casas que invadiram os primeiros anos do louco século XX, com a sua lista interminável de conflitos.


E em 1901 surge o primeiro Cabaret alemão, pelas mãos de Ernst von Wolzogen.
A Belle Époque foi um período, na história da França, que começou no fim do século XIX e se estendeu até ao fim da Primeira Guerra Mundial, em 1918. Foi um período de ostentação, invenção, nobreza adquirida, efervescência cultural. A arte vogava entre o Impressionismo e a Art Nouveau, esta valorizando ornamentos e curvas torneadas, tomadas de empréstimo à elegância de plantas e animais. A política degladiava-se entre as ideias marxistas, já colocadas sobre a mesa das discussões desde 1848, às poderosas concepções da ortodoxia conservadora. A supremacia deste pensamento considerava que a simples presença das novidades tecnológicas como o telefone, o telégrafo sem fio, o cinema, os veículos terrestres, aéreos e marítimos, as livrarias, cafés, casas de ópera e alta costura, casinos, seriam suficientes para determinar a manutenção da velha ordem para um povo em mutação acelerada."

In Wikipédia




Dia 18 Maio * Noite Temática - Cabaret Bondage * 22H/04H
Info & Inscrições - geral.espacovenus@hotmail.com 


Sem comentários: