domingo, dezembro 21, 2008

QUEM FOI O PAI NATAL?



"O Santo Nicholas foi uma pessoa real que nasceu numa família abastada na Lycia, Ásia menor (agora denominada Turquia) entre 270 e 280 Anno Domine. Ficou órfão muito jovem e cresceu num Mosteiro tornando-se uma dos mais jovens padres de sempre com a tenra idade de 17 anos. Viajou para a Palestina e Egipto antes de regressar à Lycia onde se tornou Bispo de Myra.

Nicholas era um um homem muito generoso, conhecido pela sua sabedoria e caridade, que distribuiu a sua riqueza àqueles em necessidade. Saía frequentemente do Mosteiro à noite, escondido por vestes com capuz, para deixar oferendas de dinheiro, roupas ou comida aos pobres e desprotegidos.

Morreu a 6 de Dezembro 340 e foi enterrado na Igreja de Myra. Após a sua morte foi canonizado, tornando-se patrono Santo da Grécia, Rússia, das Crianças, dos Professores, Mercadores, Marinheiros e Viajantes.

Em 1807, soldados religiosos Italianos levaram os restos mortais de St. Nicholas de regresso a Bari no Sul da Itália, onde construíram uma igreja em sua homenagem – a Basília de San Nichola. Isso aumentou grandemente a sua popularidade na Europa, com peregrinos de todo o Mundo a irem visitar o seu santuário. Cada um levou para os seus países de origem a sua versão criando uma lenda, fazendo a sua fama aumentar e adaptando-a às características de cada país. No entanto, uma característica manteve-se comum: a imagem tradicional do Bispo, com a mitra, as vestes esvoaçantes e compridas, capa vermelha e barba branca.

Há muitas lendas em torno de St. Nicholas, a mais famosa das quais relata como ele deu sacos de ouro a três pobres irmãs para os seus dotes, atirando-os pela chaminé, tendo aterrado numas meias que estavam junto à lareira para secar. Isso deu lugar à tradição de dar presentes nesse dia festivo (6 de Dezembro), uma prática que se mantém até hoje na Holanda e Alemanha onde as crianças deixam os seus sapatos na rua na véspera do dia de St.Nicholas esperando que na manhã seguinte estejam recheados com doces e prendas. Nos outros países tal tradição resultou no Natal devido à sua identificação com St. Claus – uma adulteração do seu nome holandês “Sinter Klaas”…"

Sem comentários: