sexta-feira, dezembro 01, 2006

HISTÓRIA D´O
PAULINE RÉAGE (1972)


"Aquele por quem se anseia, é já um Senhor..."



"Ei-lo então -
dizia O para si mesma - o dia de que eu tinha tanto medo, o dia em que eu seria uma sombra para René, numa vida passada. E nem mesmo estou triste, ele só me inspira piedade, posso vê-lo todos os dias sem ser ofendida porque ele não me quer mais, digo-o sem amargura, sem lamentação. No entanto, algumas semanas atrás, corri para lhe suplicar que me dissesse que me amava. Era este o meu amor? Tão ligeiro, tão facilmente consolado? Nem mesmo consolado. Sinto-me feliz.
Bastava então que ele a desse a Sir Stephen para a separar dele e entre novos braços renascer tão facilmente para um novo amor?"



"Num último capítulo, que foi suprimido, O voltava ainda a Roissy, onde Sir Stephen a abandona.
Existe ainda um outro fim para a história de O: vendo-se a ponto de ser abandonada por Sir Stephen, preferiu morrer.
E ele consentiu."

Sem comentários: