domingo, julho 03, 2005

A Revolução Sexual e a New Age

Excertos de "New Age", Jean Vernette (1992)

" (...) A essência do Homem seria de ordem energética. (...) As emoões são perturbações de energia e o amor é um derramamento de energia sobre outrem. É que as energias são fluídas e deslocam-se."

"Vai-se ao psicoterapeuta como antigamente se ia à missa ou ao feiticeiro da aldeia, e espera-se obter os mesmos efeitos: um alívio temporário das misérias e angústias quotidianas e a identificação com líderes carismáticos." - Max Pagés (1979)

"A terapia reichiana nasce com Wilhelm Reich, discípulo dissidente de Freud. Cria a hipótese de um funcionamento unitário do organismo, dos sentimentos mais elevados da psique às reacções mais biológicas em torno do ritmo tensão/relaxação. O orgasmo seria o protótipo deste funcionamento. Tal perturbação psicossomática dever-se-ia a uma perturbação da função orgástica. Assim, exalta a revolução sexual."

"TEORIA PRIMEVA (Arthur Janov (1924) - Toda a perturbação psíquica tem a sua origem, desde a mais tenra infância, no sofrimento. Se esta dôr for demasiado forte, a tensão faz saltar o disjuntor e ela fecha-se sob a capa da nevrose, impondo-se a pouco e pouco à personalidade real. O alvo da terapia é voltar a ligar o paciente a este sofrimento escondido, revivendo a cena primeva. Então o grito ecoa, no instante em que se revive este traumatismo doloroso."

"DROGAS: via permanente de iluminação!
Com efeito, os psicadélicos desempenhariam o papel de amplificadores dos processos mentais. Sob a sua acção, o "universo é visto como um jogo divino e uma rede infinita de aventuras da consciência..."


"A New Age propõe uma super-religião transversal, um humanismo espiritualista e ético que não aniquila os diferentes cultos, mas se encarna em cada um deles.(...) Assim, seria a New Age o toque de finados das religiões organizadas."

Sem comentários: