quarta-feira, setembro 10, 2008

LISBOA ACOLHE EM 2008 O MAIOR FESTIVAL DO MUNDO DE GÓTICO, PUNK E POSTPUNK!

O Drop Dead Festival – o maior evento no mundo dos géneros musicais deathrock, gótico, punk e postpunk – vai ter lugar em Lisboa, no próximo mês de Outubro. Lisboa foi a cidade escolhida para acolher este festival em 2008 dada a sua localização geográfica privilegiada; a beleza intrínseca da cidade e, também, a sua atmosfera cosmopolita, bastante propícia à expressão artística e musical. O festival desenrola-se ao longo de 5 dias (de 8 a 12 de Outubro), envolvendo algumas das melhores propostas musicais já estabelecidas ou em fase de arranque, representativas de diversos géneros musicais tais como gótico, batcave, deathrock, punk, wave, psychobilly, postpunk, etc.


O Drop Dead Festival começou há 6 anos no lendário clube CBGBs, de Nova Iorque. No início, o Drop Dead veio preencher um vazio nos EUA em termos de festivais de música alternativa. Porém, tornou-se muito rapidamente na maior e mais importante referência mundial do género, proporcionando ao longo dos anos programas bastante diversificados ao nível musical. Em 2007, o festival deslocou-se à Europa pela primeira vez (Praga, na República Checa). Face ao crescente interesse dos media e a um número muito maior de fãs que se deslocam das mais variadas localizações, o festival cresceu e passou a desenrolar-se ao longo de 5 dias, contando com várias venues e uma vasta selecção de bandas, DJs internacionais e outros promotores. Um dos principais objectivos do festival consiste no apoio e na criação de redes internacionais DIY (do it yourselfi) de clubes, bandas, DJs e promotores.


O Drop Dead Festival acolheu ao longo da sua história dezenas de bandas novas e outras menos recentes, tais como a diva alemã Nina Hagen; as estrelas brilhantes do new wave, Lene Lovich e Mona Mur; as lendas britânicas do psychobilly, The Quakes e Coffin Nails; as lendas do postpunk tais como os Sex Gang Children e Ausgang e mesmo a originalidade do anarcho punk dos Rubella Ballet. O festival é também famoso pelos eventos paralelos que proporciona, tais como DIY showcases; projecção de vídeos (é o caso do clássico de culto Forbidden Zone, que inclui perguntas e respostas com o realizador, Richard Elfman); ofertas de bandas, editoras e lojas; um grande bazar de merchandising e muito mais!


Para a maior parte dos fãs do Drop Dead Festival que se deslocam todos os anos dos mais diversos cantos do mundo, o evento não é apenas um local de descoberta da música e de encontro com os amigos mas, também, a melhor e mais louca festa do ano!

Ainda que o Drop Dead Festival seja um evento de âmbito internacional, a localização privilegiada deste ano constitui uma oportunidade única para os visitantes imergirem na cultura local e visitarem os imensos pontos de interesse de que a cidade dispõe. O arranque do festival será dado fora do centro de Lisboa no dia 8 de Outubro, numa das mais bonitas e mais famosas praias portuguesas. Seguem-se 3-4 dias no centro da cidade, na Caixa Económica Operária (à Graça).

Os organizadores do festival estão a colaborar directamente com a organização local Lisbon Decay que, por sua vez, apresentará ao longo do festival alguns dos projectos musicais mais promissores de Portugal e Espanha. O festival vai então proporcionar aos seus visitantes uma oportunidade excelente de conhecerem o país e desfrutarem da sua vasta riqueza cultural.

Mais do que um mega-espectáculo, o Drop Dead Festival é um ponto de encontro único das várias tribos alternativas. Muitos dos participantes (vindos dos mais longínquos pontos do globo) criaram grandes expectativas ao longo do ano relativamente a esta celebração da música. Naturalmente, o Drop Dead não os vai desiludir! Para além de bandas fantásticas, estão ainda planeados muitos outros eventos, tais como: projecção de vídeos; luau na praia; churrasco; workshops diversos; festas depois dos concertos, com DJs internacionais; sessões de autógrafos com as bandas; visitas turísticas aos locais mágicos de Lisboa e seus arredores (Sintra, Linha de Cascais, etc.).

O movimento gótico e punk é visualmente atraente e musicalmente eclético, combinando o melhor e mais excitante daqueles géneros musicais alternativos. Para se ter uma ideia do que é que atrai centenas de fãs de todo o mundo, recomendamos uma visita ao sítio web do festival: www.dropdeadfestival.com

Contamos ver-vos a todos em Portugal, no Drop Dead Festival VI!!!!

CONTACTO
Polina Yakovleva (Organizadora do Festival): dropdeadfestival@gmail.com

Sem comentários: