"Num mundo abarrotado de sites de pornografia, canais eróticos de TV a cabo e sex shops, ainda haveria espaço para a literatura erótica? As personagens de clássicos como Os 120 Dias de Sodoma, do Marquês de Sade, ou As Relações Perigosas, de Choderlos de Laclos, por mais lúbricas e perversas que sejam, podem rivalizar com os malabarismos ex-plícitos das pornô stars e seus par-ceiros, rostos de relance entre closes de genitais? Tais perguntas se colocam sempre que pensamos nessa tradição que re-monta a Safo, Catulo e Petrônio, na Antiguidade. Que passa pelas narrativas licenciosas do livro Decamerão, de Boccaccio, e pelos Sonetos Luxuriosos de Aretino, levando à explosão da literatura pornográfica – que tem início com a invenção da imprensa, no século 16, utilizada pelos libertinos do século 18 como instrumento político. Hoje, o efeito que esses autores têm sobre os leitores é muito diferente: na era do sexo virtual, a literatura de alguma maneira resiste à apropriação do erotismo pela indústria da pornografia. Os livros do gênero outrora considerados perturbadores foram não apenas reabilitados, mas elevados à categoria das obras-primas da lite-ratura universal.
Divino Marquês
O exemplo máximo é o próprio Marquês de Sade: até o começo do século 20, o autor de A Filosofia na Alcova era um maldito que passara a maior parte da vida preso na Bastilha e no sanatório de Charenton, sob acusação de blasfêmia e de sodomia homo e heterossexual. Após sua morte, em 1814, os livros de Donatien Alphonse-François (o nome de batismo de Sade) ficaram proibidos até que o poeta surrealista Apollinaire ressuscitasse o “Divino Marquês”. Em poucas décadas o demônio foi canonizado: Paul Éluard, Mario Praz, Simone de Beauvoir, Lacan, Bataille, Blanchot, Octavio Paz – a lista de admiradores é enorme, todos vendo nele um imoralista que conseguira encontrar “o sublime no que é infame”, segundo palavras de Jean Paulhan.De defensor das perversões e do crime sexual, de autor de narrativas que recendem a sangue e esperma, Sade converteu-se (sem deixar de ser tudo isso) em metáfora da imaginação ilimitada, do desafio do homem às leis do Estado, de Deus e da própria natureza. Mais que isso: um livro como Os 120 Dias de Sodoma é uma inversão radical dos valores vigentes, transformando o castelo de Silling (cenário da narrativa) numa espécie de monastério profano, no qual quatro libertinos empreendem com férrea disciplina um certame de intensas orgias radicais.
Sagrado versus Profano
Essa ritualização do sexo (com regras meticulosas prevendo inspeção dos haréns e horários das refeições) se coloca como imagem em negativo da sociedade: aquilo que é pecaminoso torna-se sagrado, a destruição dos laços sociais é vista como libertação. “O claustro do libertino abre uma porta para a liberdade: o homem se liberta definitivamente dos va-lores sociais, rompendo o ciclo de servidões a que está sujeito na vida comunitária”, diz Eliane Robert Moraes, mais importante estudiosa brasileira do Marquês de Sade.Apesar de vivermos numa sociedade permissiva em relação ao sexo, com uma indústria pornográfica rami-ficada para atender a todo tipo de apetite, um autor como ele ainda tem algo de ameaçador e, ao mesmo tempo, atraente.O anticlericalismo do libertino francês é inofensivo para nossas sociedades laicas, e suas perversões sexuais designaram uma prática, o “sadismo”, difundida em clubes e sites. O mesmo se aplica ao masoquismo, que deriva das novelas do austríaco Leopold von Sacher-Masoch (autor de A Vênus das Peles) e aparece associado ao nome do marquês na sigla SM (sadomasoquismo).Mas se continuamos a ler Sade é porque ele encena, na repetição frenética do gozo, a busca que está por trás do próprio erotismo, como acontece com a fissura com que o pornointernauta vai de um site de sacanagem para outro: o que importa é o deslizamento infinito do desejo jamais saciado.
Sexo como ritual
O erotismo, sexo ritualizado e vivido culturalmente, é indissociável do valor simbólico da linguagem – ou seja, da arte e da literatura, que são as formas por excelência de conhecimento pela imaginação. Vem daí a permanência da literatura erótica, expressão que é uma licença poética e não pode ser aplicada de modo indiscriminado aos versos fesceninos da Antiguidade, às farsas renascentistas ou à mórbida sexualidade dos contos góticos. A cada período histórico corresponde uma forma de vivenciar o erotismo e maneiras diferentes de codificá-lo.Seria um equívoco, por exemplo, ver na poesia obscena de Catulo (87-54 a.C.), com seu caráter zombeteiro, um desafio à ordem romana ou um desvio de costumes. O poeta, na concepção antiga, era aquele que vestia a máscara de situações vividas coletivamente: “Peço minha, boa, doce Hipsitila,/ minhas delícias, meus encantos, pede/ que eu vá dormir a sesta junto a ti./ E se pedires, cuida disto: que outro/ não introduza entraves na portinha/ nem queiras tu sair por aí fora./ Mas fica em casa e vai te preparando/ para umas nove contínuas trepadas./ E se é que vais chamar-me, chama logo,/ que almoçado, deitado, e satisfeito,/ tanto a túnica eu furo quanto o manto” (O Livro de Catulo, tradução de João Angelo Oliva Neto).Aqui, a exibição de volúpia não ex-pressa um desejo íntimo do poeta, mas pertence a uma idéia de erotismo que segue as convenções do humor romano – viril e patriarcal, mas repleto de “delícias” e “encantos”.
Decoro e hipocrisia
A virilidade dos antigos, é bom que se diga, diz respeito ao domínio de si e ao controle sobre o outro; não se confunde com noções modernas como libertinagem ou “orientação sexual”. As práticas homossexuais masculinas, por exemplo, eram aceitas desde que se preservasse o decoro – por isso o historiador Paul Veyne compara a tolerância da “homofilia” à nossa hipocrisia em relação ao adultério. E o decoro, por sua vez, consistia em manter as relações hierárquicas de uma sociedade escravagista, que migravam da praça para o leito.Não havia, mesmo entre heteros-sexuais, repulsa ao coito homoerótico; para um homem adulto e livre, porém, ser penetrado equivalia a um vício moral decorrente do defeito político da falta de virilidade. Por isso, as formas mais infames de rebaixamento eram a felação e a cunilíngua, que colocam o corpo a serviço dos prazeres alheios.A Priapéia, conjunto de poemas em louvor a Príapo (deus fálico da fe-cundidade), é repleto de referências jocosas a essas práticas. “Nos meninos e nas meninas meu pau entra embaixo. Nos barbados vai por cima”, diz um dos epigramas reunidos na antologia Falo no Jardim. Decorosa, satírica ou elegíaca, a obscenidade antiga é sempre exemplar de condutas a serem decantadas ou condenadas – mas que permanecem confinadas a gêneros bem delimitados. Há pouca margem para uma experiência pessoal ou para a confusão de registros poéticos.
Público e privado
Demorará alguns séculos até que o público e o privado se misturem – e se isso ocorre é porque lentamente surge uma perspectiva individual, que resiste às imposições da sociedade e percebe suas múltiplas florações, seus conflitos internos. Durante o Renascimento, a Priapéia ressurge na forma dos diálogos licenciosos da Cazzaria. Essa fantástica paródia dos textos escolásticos, escrita por Antonio Vignali no século 16, é uma seqüência de comentários e tertúlias sobre alguns temas edificantes como gozo, genitália, escatologia e posições sexuais. A sodomia ocupa lugar de destaque na erótica renascentista, especialmente nos Sonetos Luxuriosos de Pietro Aretino. Os poemas são compostos por diálogos de amantes em pleno ato. Revelam uma mudança do status das práticas sexuais: a sodomia se desloca da relação do homem adulto com o efebo (como na Grécia) ou com o alumnus (o jovem escravo romano) para a relação conjugal; a mulher, ou melhor, a cortesã ganha lugar de protagonista – e ambos, homem e mulher, compõem uma micro-sociedade. Fato importante, os Sonetos Luxuriosos foram editados numa série de gravuras de Marcantonio Raimondi a partir de desenhos feitos por Giulio Romano em 1524. O conjunto, que ficou conhecido como I modi, representa 16 posições amorosas e pode ser considerado o marco inaugural da pornografia.
Catecismos libertinos
Embarcando nas novas tecnologias de impressão do século 16, a literatura erótica potencializa seus efeitos. Ao longo dos séculos seguintes, surgem sociedades secretas e um filão de publicações de catecismos libertinos.Essa explosão erótica compreende vários vetores. O mito de Don Juan (que gerou obras-primas como as peças de Tirso de Molina e Molière ou a ópera Don Giovanni, de Mozart, com libreto de Lorenzo Da Ponte) corresponde ao emblema do aristocrata que acumula conquistas e exibe um catálogo de mulheres ultrajadas, ao passo que Casanova é a antecipação do andarilho romântico cuja honesta volubilidade dramatiza de forma galante e sedutora a impossibilidade de se conservar qualquer coisa deste mundo fugaz. Entre um e outro surgem libertinos que (Sade à frente) fazem do sexo uma máquina de destruição da ordem estabelecida. Restif de La Bretonne (personagem, ao lado de Casanova, do filme La Nuit de Varennes, de Ettore Scola) e panfletistas como Mirabeau e Saint-Just escreveram obras pornográficas na ante-sala da Revolução Francesa. Passado o período do terror jacobino, a Europa burguesa já não encontra público para a pregação libertina – ou então esse público reservou um espaço secreto, na biblioteca doméstica, para revistas e livros despudorados. Assim como os pais vitorianos visitam regularmente os bordéis londrinos e parisienses, a Biblioteca Nacional da França mantém uma Coleção do Inferno, controlada por cisudos e circunspectos bibliotecários.
Sociedade do espetáculo
Obras como o Manual de Civilidade Destinado às Meninas para Uso nas Escolas, do simbolista Pierre Louys, ou As Onze Mil Varas, de Apollinaire, são homenagens anacrônicas ao espírito sadeano, mas já não põem fogo nas entranhas de um leitor satisfeito com revistas ilustradas e novelas populares. O século 20 será, assim, a era em que se faz a distinção entre erotismo (que transforma a sexualidade em metáfora da imaginação) e a pornografia (termo que deriva de pórné, “prostituta”). Relatos contemporâneos como os da famosa ex-garota de programa Bruna Surfistinha (O Doce Veneno do Escorpião) ou A Vida Sexual de Catherine M. (memórias ninfomaníacas da crítica de arte Catherine Millet) se diferenciam pelo grau de vulgaridade, mas pertencem ao mesmo registro: o sexo na sociedade do espetáculo e dos reality shows. Contra isso, existem os romances de Vladimir Nabokov – que em Lolita antecipou o tema da pedofilia como nova seara da transgressão – ou Henry Miller – que, ao comentar a proibição de Trópico de Câncer, sintetizou o espírito do pornógrafo imaginativo: “Não é possível encontrar a obscenidade em qualquer livro, em qualquer quadro, pois ela é tão somente uma qualidade do espírito daquele que lê, ou daquele que olha.” ©
Por… Manuel da Costa Pinto
“Revista da Cultura” nº 2 /Brasil – Set 2007
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