quinta-feira, março 08, 2007

8 de Março / Mais um dia...

by Nawa

Um homem ofereceu-me hoje esta prenda!

Por ser um dia e um homem especiais, partilho com todas as mulheres que me visitam aqui...

Não é o olho de Horus, mas o meu.

Uma piscadela de olhar da minha janela do Mundo para todas as Mulheres com maiúscula, que merecem tudo porque são grandes!

DIA INTERNACIONAL DA MULHER




"O Dia Internacional da Mulher é celebrado a 8 de Março de todos os anos. É um dia comemorativo para a celebração dos feitos econômicos, políticos e sociais alcançados pela mulher.
A idéia da existência de um dia internacional da mulher foi inicialmente proposta na virada do
século XX, durante o rápido processo de industrialização e expansão econômica que levou aos protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricas de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 8 de Março de 1857 em Nova Iorque, em que protestavam sobre as más condições de trabalho e reduzidos salários.
Este fato levou à uma versão distorcida dos fatos, misturando este evento com o
incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist, que também aconteceu em Nova Iorque, em 25 de março de 1911, onde morreram 146 trabalhadoras. Segundo esta versão, 129 trabalhadoras durante um protesto teriam sido trancadas e queimadas vivas. Este evento porém nunca aconteceu e o incêndio da Triangle Shirtwaist continua como o pior incêndio da história de Nova Yorque.
Muitos outros protestos se seguiram nos anos seguintes ao episódio de 8 de Março, destacando-se um outro em
1908, onde 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque exigindo a redução de horário, melhores salários, e o direito ao voto. Assim, o primeiro Dia Internacional da Mulher observou-se a 28 de Fevereiro de 1909 nos Estados Unidos da América após uma declaração do Partido Socialista da América. Em 1910, a primeira conferência internacional sobre a mulher ocorreu em Copenhague, dirigida pela Internacional Socialista, e o Dia Internacional da Mulher foi estabelecido. No ano seguinte, esse dia foi celebrado por mais de um milhão de pessoas na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça, no dia 19 de Março. No entanto, logo depois, um incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist mataria 140 costureiras; o número elevado de mortes foi atribuído às más condições de segurança do edifício. Além disto, ocorreram também manifestações pela Paz em toda a Europa nas vésperas da Primeira Guerra Mundial.
Na
Rússia, as comemorações do Dia Internacional da Mulher serviram de estopim para a Revolução russa de 1917. Depois da Revolução de Outubro, a feminista bolchevique Alexandra Kollontai persuadiu Lenin para torná-lo num dia oficial que, durante o período soviético permaneceu numa celebração da "heróica mulher trabalhadora". No entanto, o feriado rapidamente perderia a sua vertente política e tornar-se-ia numa ocasião em que os homens manifestavam a sua simpatia ou amor pelas mulheres da sua vida — um tanto semelhante a uma mistura dos feriados ocidentais Dia das Mães e Dia dos Namorados. O dia permanece como feriado oficial na Rússia (bem como na Bielorrússia, Macedônia, Moldávia e Ucrânia), e verifica-se pelas ofertas de prendas e flores dos homens às mulheres (quaisquer mulheres). Quando a Tchecoslováquia integrou o Bloco Soviético, esta celebração foi apoiada oficialmente e gradualmente transformada em paródia — ver MDŽ.
No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado durante as décadas de
1910 e 1920, mas esmoreceu. Foi revitalizado pelo feminismo na década de 1960. Em 1975, designado como o Ano Internacional da Mulher, a Organização das Nações Unidas começou a patrocinar o Dia Internacional da Mulher."
in WIKIPÉDIA

terça-feira, março 06, 2007

...EROTISMO E AMOR...

Na próxima 5ªf, dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, acontece em Coimbra um debate sobre sexualidade, entre o Dr. F. Allen Gomes (médico consagrado com um longo historial em torno do estudo clínico da sexualidade) e a jornalista Isabel Freire - www.sexualidadefeminina.blogspot.com - pelas 18h, no Teatro Gil Vicente.
O debate, sob o tema “Erotismo e Amor”, pode ser acompanhado pela Internet na página da RUC - http://www.ruc.pt – Rádio Universitária de Coimbra (107.9 FM).

segunda-feira, março 05, 2007

Referência à Revista Dominium


Apesar de muitos acharem que a Revista Dominium não tem pernas para andar, aqui e ali tem merecido destaque de gente qualificada para a avaliar, suficientemente afastada do meio e da Comunidade BDSM (e outras) para ter isenção qb..
Desta feita, o destaque surge pela mão de Geraldes Lino - um expert português em Banda Desenhada (BD) com créditos firmados internacionalmente, no seu blog
http://divulgandobd.blogspot.com
Obrigada a Geraldes Lino pela referência e a todos os que continuam a acreditar no Projecto e Revista Dominium!
Como informação, o próximo número da Revista Dominium surgirá muito em breve e garante novidades e bons motivos para ser lida com atenção, principalmente as pranchas de BD!
Os sucessivos atrasos prendem-se com exigência de qualidade e não de quantidade, mas é um Projecto para ficar e não desistente como muitos querem fazer crer!




"posted by Geraldes Lino
Quarta-feira, Dezembro 27, 2006

BD portuguesa em jornais, e revistas não especializadas (LI) - Revista Dominium - Autores: Sub Verso (desenho), Bad Kitty (argumento)
Prancha inicial (1 de 2), com o título (curioso trocadilho) Sodomme Isa em Sub Entendido, da autoria da dupla formada por Sub Verso (desenho e cor), Bad Kitty (argumento e guião).

Em Coimbra, no dia da re-inauguração da Livraria Dr. Kartoon, ao passar por uma invulgar loja, observei uma série de revistas expostas, entre as quais uma que nunca tinha visto: Dominium (nº 0, Julho 06), com o subtítulo A revista dos estilos de vida alternativos.Como sempre faço, com qualquer tipo de publicações, folheei-a, na esperança de ver algo em BD. E tive sorte, encontrei um episódio em imagens sequenciais, limitado a duas pranchas, tendo a ver com o tema a que se dedica a revista, BDSM, ou seja, sado-masoquismo. Os autores assinam com pseudónimos: Sub Verso, autor dos desenhos e respectivo colorido (muito bom, adequado ao tema), e Bad Kitty, que, como se pode ler na prancha, é o autor da história e texto, a que me parece mais adequado classificar de argumento (a história), e guião (o texto já preparado para o desenhador colocar nas legendas e nos "balões de fala", aliás um único, nesta bd)."

in http://divulgandobd.blogspot.com/2006_12_01_archive.html

quinta-feira, fevereiro 22, 2007

A Árvore Que Tinha Frio...

by ML


Era uma vez uma árvore que tinha frio, ou era friorenta, ou não tinha calor...
Era grande e frondosa e demorou nove meses a crescer, primeiro ao abrigo de outras árvores maiores que ela, depois dando abrigo debaixo dos ramos a outras mais pequenas e frágeis.
Deixava pássaros fazerem lá poiso antes de migrarem para sul, mas era dos esquilos que sentia a falta.
Um dia chegou mesmo a dizer a um desses roedores simpáticos: "Podes fazer ninho em mim e até roer as tuas nozes no calor dos meus ramos!"
Mas quando a árvore que tinha frio perdeu ninhos que caíram do seu tronco que começava a encarquilhar com a chegada do Inverno, sentiu mais frio ainda, porque se sentia só! O frio na alma das árvores não acontece sempre, só é possível a árvores que sentem calor...
Nove meses para a árvore crescer e depois numa sacudidela de ramos para afastar o siroco, julgou-se forte para depois do Verão.
A árvore estava enganada e agora sentia frio, ou era friorenta.
O esquilo não a abandonou mas teve de dar lugar a novos esquilos que aí farão novos ninhos.
O esquilo é agora quem tem frio ou é friorento, seja Verão ou Inverno, faça vento de África ou não!